quinta-feira, 18 de abril de 2024


 

ENDURECER


"Disse o Senhor a Moisés: O coração do faraó está obstinado; ele não quer deixar o povo ir" (Êxodo 7: 14)


Qual o momento mais fácil de se obter um coração endurecido?
A resposta pode surpreendê-lo. Não é passando tempo com pessoas incrédulas ou fazendo coisas sem Deus.

O tempo mais fácil de se obter um coração indiferente às coisas de Deus é aquele em que você ouve a Palavra de Deus.
É claro que também pode ser um lugar onde seu coração é abrandado.

Mas como já disse, o mesmo sol que amolece a cera endurece o barro.
Se você tem uma atitude que diz: "Não quero isso.

Não estou ouvindo isso", então seu coração irá crescer duro.
A Bíblia diz, Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente  
(Provérbios29:1).

A ideia é que a pessoa que tem um coração duro é alguém que ouve a verdade e a rejeita.
Uma boa ilustração disso é a do Faraó.

Ele viu milagre após milagre através das mãos de Moisés.
E o que lemos?

O faraó endureceu o seu coração.

Ele viu uma vara se transformar em uma cobra, e endureceu o seu coração.
O Nilo se transformou em sangue e ele endureceu o seu coração.

Deus enviou pragas de piolhos, moscas e rãs e o Faraó endureceu o seu coração.
Finalmente, lemos que Deus endureceu o coração do Faraó.

Algumas pessoas ficam confusas com esse detalhe.
Como é que o Faraó endureceu o seu coração e então Deus endureceu o seu coração?
A resposta é que Deus espera nossa ação e então nos confirma nela.
O faraó endureceu o seu coração e Deus o fortaleceu nessa decisão, mesmo sendo errada.
Portanto, tenha cuidado.

Você pode obter um coração endurecido enquanto escuta a Palavra de Deus. Tudo depende de como você a escuta. Não deixe isso acontecer com você.

O coração é um músculo, e também é o mais fácil de ser endurecido, não precisa nem de academia e nem de aparelho de ginástica.

 É só fechar os olhos para a verdade, rejeitá-la, não ter fé  e crer nas suas opiniões incertas e obtusas sem nenhuma base de certeza. Teimosia.

Se transformar em um Faraó rico em teimosia e apto para receber todas as pragas e maldições pelos pecados.. E no final se arrepender quando não tiver mais jeito. E perecer.

JOÃO  12: 40 ao 50

35 Disse-lhes então Jesus: Ainda por um pouco de tempo a luz está entre vós. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.

36 Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Havendo Jesus assim falado, retirou-se e escondeu-se deles.

37 E embora tivesse operado tantos sinais diante deles, não criam nele;

38 para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? e aquém foi revelado o braço do Senhor?

39 Por isso não podiam crer, porque, como disse ainda Isaías:

40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.

41 Estas coisas disse Isaías, porque viu a sua glória, e dele falou.

42 Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele; mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga;

43 porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

44 Clamou Jesus, dizendo: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.

45 E quem me veem a mim, vê aquele que me enviou. 46 Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

47 E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.

 

48 Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado essa o julgará no último dia.

49 Porque eu não falei por mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, esse me deu mandamento quanto ao que dizer e como falar. 50 E sei que o seu mandamento é vida eterna. Aquilo, pois, que eu falo, falo-o exatamente como o Pai me ordenou.

 

LEIA A BÍBLIA

APRENDA MAIS

ORE SEMPRE

TODO PODER, TODA A HONRA E TODA A GLÓRIA, PERTENCE AO NOSSO DEUS E PAI. CRIADOR DE TODAS AS COISAS.  E AO SENHOR JESUS CRISTO, REDENTOR DE NOSSAS ALMAS. AMÉM!

 

AJUDE A MANTER O BLOG

JOSE FRANCISCO GOUVEIA PIX 11950505956

NU PAGAMENTOS SA

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A VIDA   Mostra-”me, Senhor, o fim da minha vida e o número dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou” (Salmos 39:4) Parec...