quarta-feira, 4 de agosto de 2021

 


 


CÓDIGO MORAL

DO CRIADOR

 

O temor do Senhor é o principio do conhecimento; mas os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.  Provérbios 1: 7

 

O código moral de Deus são os Dez Mandamentos, escritos pelo próprio Deus nas Escrituras Sagradas, o restante de todas as escrituras é inspirado por ele através do Espírito Santo.

O Código Moral só foi necessário porque o pecado entrou no mundo, foi como se fosse um freio para parar a malignidade naqueles  que se achegassem ao Criador na esperança de uma convivência melhor, uma vida sem pecados no caminho de volta ao Paraíso; com uma consciência limpa e pura segundo o desejo do Deus Pai. Os que são dominados pelos pecados não têm regras e nem mandamento e suas consciências são aviltadas. São dominados pelo desejo das coisas do mundo, da carne e do diabo.

Enquanto o homem for imperfeito todos os dez mandamentos têm validade, porque o pecado reina sobre a carne. Os dez mandamentos é uma carta de amor aos seus filhos, até aquilo que é perfeito venha, isto é Jesus Cristo na sua volta nos libertando todos do pecado e da morte.

Assim como a música que surgiu no céu, as palavras do decálogo também têm origem divina no céu, nasceram do coração de Deus, são elas que dão sentido a nossa existência, uma demonstração de amor e respeito tanto a Deus como ao próximo.

Segundo as palavras e o entendimento do Senhor Jesus Cristo, a maior prova de amor, que podemos dar em relação ao nosso Deus é se de fato guardarmos os seus mandamentos: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama...” João 14: 21

O Senhor Jesus Cristo diz isto com muita propriedade, pois  entregou a sua vida por amor a todos nós, guardando também um mandamento do Pai. A obediência é a razão de nossas vidas tanto hoje como na eternidade, pois somos criaturas da criação de Deus, feituras de suas mãos e não criaturas criadas por nós mesmos. Somos pó e desvanecemos por nós mesmos e voltamos ao solo de onde saímos.

Diz o Senhor: “ Eu sou o Senhor teu Deus, Que te tirei da casa da servidão, Purifiquem-se, Consagre-se; Não terás outro deus diante de mim; Amarás ao Senhor teu Deus de todo o coração, e ao próximo como a ti mesmo; Não fará para ti imagens de escultura. Eu, o Senhor, sou Deus zeloso e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão. Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar, pois o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus. Honra teu pai e tua mãe, para que se prolongues os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus te dá;  Não Matarás, Não adulterarás; Não furtarás; Não dirás falso testemunho; Não cobiçarás”.  Êxodo 20: 1 ao 17   

O Senhor Jesus Cristo é o verdadeiro e o supremo intérprete da Lei. Ele é o profeta prometido por Deus, que, subindo ao Monte das Boas Aventuranças em Mateus capítulos 5 ao 7, nos transmite a lei divina em toda a sua extensão, sentido e aplicabilidade. Jesus é categórico em dizer que os mandamentos do nosso Deus têm um sentido muito mais amplo e profundo do que o povo de Israel havia interpretado ou mais que nós imaginamos.

Para ele, essas leis divinas não se restringiam apenas ao ato exterior, mas, em especial, à motivações e desejos que se encontram presentes em nossos corações. Matamos, adulteramos e cobiçamos o que pertence ao nosso próximo todas as vezes que nutrimos esse desejo em nosso coração. Por isso, o homem jamais cumpriu, em sua inteireza, os mandamentos da Lei de Deus. Jamais poderemos ser salvos pelo cumprimento, se a obediência não nascer verdadeiramente de um desejo puro no coração, coisa que o pecado e a imperfeição impedem. O Apóstolo Paulo nos diz: “Aquilo que eu quero não faço, mas o que eu não quero isso sim, eu faço, a dificuldade não está na Lei e sim comigo, porque o pecado mora em mim”. Romanos 7: 14 ao 20

Daí houve a necessidade da vinda, ministério e morte de Jesus. Ele sim viveu e cumpriu os mandamentos da lei. Em toda a sua plenitude. Agora, somos chamados a cumprir os mandamentos da lei, não como meio de alcançarmos a salvação, mas porque já fomos salvos pela graça em Cristo terão condição de cumprir a Lei e se deleitarem nos mandamentos divinos. Amém!

 

LEIA A BÍBLIA

 

APRENDA MAIS

 

ORE SEMPRE

 

TODA A ESCRITURA É O PENSAMENTO E A PALAVRA DE DEUS

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  ‘AMIGO’ "No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em v...