quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021


 

A SANTA LOUCURA.

 

Nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gentios, mas para os que são chamados, tanto judeus como gentios, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens.

 

Ora, vede irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. Nem muitos os nobres que são chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes;

E Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus.

Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;  para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.

1º Coríntios 1: 23 ao 31

-

Para os judeus segundo o Pentateuco, um homem condenado a  morte e crucificado: é amaldiçoado. Não pode ser filho de Deus. Muito menos salvador de ninguém. Para os gentios um homem que não conseguiu salvar a própria alma vai salvar alguém? Portanto é um escândalo para uns e loucura para outros. Deus pegou uns pela Lei e outros por falta de compreensão. E todos por falta de fé.

A vinda do Salvador estava profetizada em seus mínimos detalhes, nascimento, ministério e sacrifício. Os leitores da lei desconsideraram a Palavra de Deus. Inclusive a Lei Sacrificial e Memorial  que apontavam para o Messias. A morte de bodes e ovelhas não tiram pecados, a lei apontava para algo maior: O Cristo encarnado. João 4: 25 – João 1: 41 – Isaías 7: 14 – Daniel 9: 25 – Daniel 7: 13 e 14 – Daniel 2: 44

Já no Paraíso Deus profetizou em Gênesis 3: 15: “ E eu colocarei entre ti, (Satanás), e a mulher,  e entre tua semente e a sua semente; ela te ferirá a tua cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

E continua a profecia, ainda em Gênesis 49: 10 dizem: “O cetro não se afastará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha  Siló,(libertador). E a ele congregarão os povos”.

De Gênesis chegamos ao Êxodo, nos fixamos no deserto do Sinai, onde Deus aparece a Moisés, dá-lhe a Lei escrita pela própria mão, os Dez Mandamentos para serem imutáveis, e oralmente as Leis cerimoniais, civis, sacrificais para perdão os pecados, a construção da arca da Aliança e do Tabernáculo para as cerimônias propiciatórias e sacrificais. Uma demonstração do que deveria vir, pois sangue de bodes, carneiros e ovelhas não tiram pecados. O modelo apenas representava um momento Maior: O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo: O Senhor Jesus Cristo Sacrificado. João 1: 29 – Apocalipse 5: 6 e 12 – Apocalipse 7: 10

No  Livro de Isaías, conhecido como o Evangelho do Velho Testamento e o mais lido, trazem profecias claras indiscutíveis sobre a vinda do Messias: “E nós começamos pela virgem que conceberá um filho ou seja ao Salvador do mundo”. Uma virgem! Você acha que Deus iria fazer uma coisa fácil para trazer o Messias ao mundo. Deus tem poder e o homem à incredulidade. Isaías  7: 14 – 9: 6 e 7 – 11: 1 e 2 – 11: 4 ao 9 – 25: 8 e 9 – 28: 16 – 42: 1, 6 e 7. 

Aqui a fé é testada com toda a sua força. As Sagradas Escrituras previram com séculos antes, quem acreditou e teve fé na Palavra de Deus viu acontecer, para os incrédulos era loucura.

E tudo o que o profeta  Isaías profetizou sobre  O Cristo e tudo que estava nos Salmos e pequenos profetas aconteceu ao pé da letra conforme o Espírito Santo inspirou com séculos de antecedência. Deus não dá notícia de última hora. Israel teve tempo de sobra para saber dos planos de Deus e os sacerdotes, doutores da Lei e o Sumo sacerdote, orientar e preparar o povo para a chegada do Messias. Mas o clero judaico estava preocupado com outras coisas entre elas, o dinheiro e a política. Deus não tinha prioridade em suas vidas. Isaías 53: 4 ao 7, 11 e 12- Salmo  22: 11 e 16 -

Esperar por um Messias que não fosse libertador da pátria, estava fora de cogitação, Israel precisava de um líder guerreiro, forte para libertar a nação do jugo estrangeiro. Rejeitaram o verdadeiro Messias e foram rejeitados como povo de Deus. O Messias assim que nasceu sua família fugiu de sua pátria para não morrer, e em Belém, local de seu nascimento, cumprindo a profecia que, todas as crianças de abaixo de dois anos foram mortas por ordem do Rei Herodes.  Mateus 2: 13  e  2: 17 ao 23.

Quando Jesus voltou para a Palestina foi morar em um lugar desprezível, longe de Jerusalém na Galiléia dos judeus. O Filho De Deus, descendente direto do Reino de Israel, um réles filho humano de carpinteiro.  Mais uma vez Deus prova a fé dos homens. Mateus 2: 23

Todo o projeto da vida do Salvador do mundo estava delineado nas páginas das Escrituras Sagradas do dia do seu nascimento até o dia da sua crucificação no Gólgota, o valor monetário pelo qual foi traído, o seu ministério, o sorteio de suas vestes, enfim cada momento de sua vida  estava descrita nas palavras da Escrituras, de tão fácil entendimento, assim como são as Escrituras hoje, que foram desprezadas e o Messias rejeitado por seu povo para qual veio; Morto como um fora da lei, contado como um mal feitor, o salvador de todos os homens. Mateus 27: 32 ao 56

A santa loucura para nós é o amor sublime de nosso Deus em dar seu filho Unigênito para nos salvar da morte, da dor e acabar com o pecado de uma vez por todas e tornar novamente cada um nós filhos legítimos de Deus. Porque o pecado havia tirado de nós esse direito. “ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3: 16 

 

LEIA A BÍBLIA

ORE SEMPRE

APRENDA MAIS

SALVE SUA ALMA.

 

TODO PODER TODA HONRA PERTENCE AO NOSSO DEUS E PAI CRIADOR DE TODAS AS COISAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  ‘AMIGO’ "No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em v...